Ensino Médio

Ciências Humanas – Volume 3

Ciências Humanas – Volume 3

O livro didático Diálogos na EJA – Ensino Médio – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Volume 3 está organizada em dois eixos temáticos, que tratam de assuntos importantes no universo da EJA. São eles: Eixo 1: Política, opressão e emancipação e Eixo 2: Mundo globalizado e crise socioambiental. O trabalho com eixos proporciona uma reflexão sobre a temática abordada e contribui para a integração dos componentes curriculares em seus respectivos capítulos. A obra está estruturada em seções iniciais e finais comuns a todos os capítulos, e outras que variam de acordo com a proposta desenvolvida.

Componentes curriculares

História

A História é o componente curricular que se propõe ao estudo das experiências de organização social em diferentes tempos. Com base nos conhecimentos que mobiliza, podemos refletir sobre o passado e o presente, levando em conta os grupos sociais em conflito e os sujeitos que produzem fatos e documentos a serem analisados pelo historiador.

Geografia

A proposta de Geografia desta coleção é oferecer a possibilidade de um trabalho entrelaçado à vida dos(as) estudantes, além de questionar os fenômenos e seus desdobramentos na vida cotidiana de jovens e adultos(as) originários(as) das classes trabalhadoras. Este material abre espaço para a problematização de questões advindas da trajetória de vida dos(as) estudantes; por isso, parte da realidade espacial experimentada no cotidiano para desenvolver uma consciência crítica sobre essa realidade.

Filosofia

O ensino de Filosofia na EJA busca desenvolver uma atitude questionadora e crítica, com base em problemas reais vividos pelos(as) estudantes. Inspirado na “pedagogia do conceito”, de Silvio Galgo, procura-se valorizar o diálogo, a problematização e a investigação como caminhos para o filosofar. A proposta aproxima temas filosóficos — como ética, poder, desigualdade, cultura e ciência — das experiências cotidianas de jovens e adultos.

Sociologia

O ensino de Sociologia na EJA tem como objetivo despertar nos(as) estudantes o interesse pela vida social e pelas relações humanas, para que possam compreender que a sociedade é uma construção histórica, passível de transformação. A partir de temas próximos à realidade dos jovens e adultos, busca-se desenvolver o olhar crítico e o pensamento investigativo, com diálogo, acolhimento e respeito à diversidade.

Princípios pedagógicos da obra

O título Diálogos na EJA reflete a inspiração freiriana que orienta o trabalho pedagógico voltado às pessoas jovens, adultas e idosas. Para Paulo Freire, o diálogo é mais do que uma técnica de ensino: é o próprio caminho da emancipação e da construção da autonomia. Nessa perspectiva, dialogar é integrar-se criticamente ao mundo, questionar o que parece dado e reconstruir o conhecimento coletivamente. Logo, a obra Diálogos na EJA procura estimular o constante diálogo entre os(as) estudantes, tendo a heterogeneidade como caminho para a ampliação do trabalho pedagógico.

A proposta da Coleção também é adequada às necessidades de aprendizagem e de atendimento desses(as) cidadãos(ãs), considerando a educação como direito humano, de modo a garantir a equidade e a qualidade da aprendizagem. Desse modo, nosso foco no diálogo também se relaciona com a valorização do pensamento crítico.


voltar
ao topo