Anos Finais do Ensino Fundamental

Anos Finais do Ensino Fundamental – Volume 4

Anos Finais do Ensino Fundamental – Volume 4

Os volumes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da coleção Diálogos na EJA estão organizados com base em eixos temáticos que tratam de assuntos importantes no universo da EJA. Os eixos deste volume são Trabalho, economia e sociedade e Tecnologia e transformações, e são estruturados por componentes curriculares.

Componentes curriculares

Arte

A Arte, como componente curricular, contribui para que os(as) estudantes interajam de forma crítica com a própria realidade. O contato com produções de diferentes culturas proporciona a ampliação de referenciais estéticos e possibilita o diálogo pluriétnico, muito importante no combate a estereótipos e preconceitos.

Língua Portuguesa

O componente curricular Língua Portuguesa organiza-se com base em uma concepção de linguagem (e de língua) como modo de interação entre sujeitos, construída, ao longo da história, com base em suas necessidades. A língua, portanto, é mais do que um conjunto de estruturas e regras: concretiza-se em práticas sociais, é parte de nossas identidades e nos permite elaborar visões de mundo.

Língua Inglesa

Em Língua Inglesa, o livro o prioriza atividades que mobilizam os repertórios culturais dos(as) estudantes da EJA, com imagens, vídeos e textos digitais que potencializam o trabalho com multiletramentos. Há a priorização de temáticas interseccionais que centralizem a construção de discursos antirracistas, feministas, de combate a preconceitos contra pessoas LGBTQIA+ e a preconceitos de classe, com ênfase na defesa dos direitos humanos, especialmente das minorias sociais.

Geografia

O espaço geográfico atual é caracterizado pela forte presença das tecnologias de comunicação e informação, pelo alcance global das práticas humanas e pela emergência ambiental que se impõe ao atual modelo econômico. À Geografia cabe a tarefa de permitir aos(às) estudantes compreender a complexidade dessas dimensões e seus impactos concretos na vida e nos territórios.

História

O ensino do componente curricular História na EJA tem como ponto central o diálogo com as realidades dos(as) estudantes, de modo que os conhecimentos a serem desenvolvidos os auxiliem a se reconhecerem como sujeitos históricos. É importante para o processo de aprendizagem a identificação deles(as) com aquilo que será estudado para que possam compreender melhor a realidade em que estão inseridos(as) e atuar nela de forma mais consciente.

Ciências

A vivência de procedimentos de investigação, pesquisa e debate sobre temas práticos, tecnológicos ou socioambientais é um dos fundamentos do ensino em EJA, desde os Anos Iniciais. Com a metodologia da investigação, a aprendizagem de conceitos é mais facilmente contextualizada. Essa abordagem está presente em praticamente todos os capítulos.

Matemática

Na pós-alfabetização, a Matemática é trabalhada com base no cotidiano dos(as) estudantes. Estão contempladas as seguintes unidades temáticas, que originaram as habilidades matemáticas indicadas ao longo dos capítulos: Números; Geometria; Grandezas e Medidas e Estatística.

Princípios pedagógicos da obra

O título Diálogos na EJA reflete a inspiração freiriana que orienta o trabalho pedagógico voltado às pessoas jovens, adultas e idosas. Para Paulo Freire, o diálogo é mais do que uma técnica de ensino: é o próprio caminho da emancipação e da construção da autonomia. Nessa perspectiva, dialogar é integrar-se criticamente ao mundo, questionar o que parece dado e reconstruir o conhecimento coletivamente. Logo, a obra Diálogos na EJA procura estimular o constante diálogo entre os(as) estudantes, tendo a heterogeneidade como caminho para a ampliação do trabalho pedagógico.

A proposta da Coleção também é adequada às necessidades de aprendizagem e de atendimento desses(as) cidadãos(ãs), considerando a educação como direito humano, de modo a garantir a equidade e a qualidade da aprendizagem. Desse modo, nosso foco no diálogo também se relaciona com a valorização do pensamento crítico.


voltar
ao topo